Utilizar cartão de crédito e débito consiste em uma das maiores preferências, entre as formas de pagamento do brasileiro. Mas isso é compreensível, já que essas modalidades conferem mais praticidade no dia a dia.

Não é por acaso que atualmente o país conta com mais de 134 milhões de cartões de crédito e 167 milhões de unidades de cartão de débito, de acordo com dados do Banco Central.

Contudo, você sabe como proceder após ter um cartão roubado?

Bom, se isso acontecer com você é bem difícil se livrar dos prejuízos, principalmente quando não é realizada nenhuma medida rápida, como o bloqueio do mesmo. Mas não se desespere, há maneiras eficazes de reduzir o problema. Basta seguir as dicas que vamos te passar neste artigo. Acompanhe!

Alguns crimes que envolvem o cartão de crédito ou débito

Não é somente o roubo que prejudica o dono do cartão de crédito ou débito, existem outras pranchas criminosas a partir de cartões que você deve se atentar. Elas são:

  • Roubo: ocorre quando o marginal rouba seu cartão e te obriga a passar a senha para que ele possa realizar compras em seu nome;
  • Clonagem: este é um crime mais astucioso. No entanto, pode ocorrer após uma falha de serviço da operadora, abrindo uma brecha para clonagem. Entretanto, não trata-se de uma descoberta rápida ao decorrer tal problema técnico, se diferenciando do roubo, já que o ladrão consegue um tempo maior para gastar em seu cartão;
  • Golpes online: também é um fato que ocorre muito por aí, o crime se sucede após o invasor conseguir entrar na conta de suas lojas online e iniciar uma série de compras com seu cartão de crédito ou débito cadastrado, no entanto, envia os produtos para o endereço dele. Normalmente, o crime ocorre a partir de perdas de celulares.
  • Vazamento de dados e uso indevido: se seus dados sofrerem alguma violação e for vazado em alguns sites, fóruns e afins é possível que você seja bastante prejudicado. Por exemplo, em 2021, 223 milhões de donos de cartões sofreram com mega vazamento de dados, onde os nomes, datas de nascimento, CPFs, endereços, entre outras informações foram reveladas e os criminosos pediram e utilizaram cartões, se passando por outra pessoa. Muitas vezes, tal crime só é descoberto quando suas cobranças se acumulam e você recebe alguma carta do SPC ou Serasa. 

Afinal, o que fazer após ter o cartão de crédito ou débito roubado? 

Geralmente, independente do crime que envolve o cartão de crédito ou débito, a primeira coisa a se fazer é informar o ocorrido à administradora do cartão. Assim, é possível pedir o bloqueio ou cancelamento da ferramenta para que não sejam realizadas compras indevidas.  

Contudo, esta não é a única medida. É de extrema importância se prevenir de futuros problemas já tomando outras providências como:

  • Nunca esquecer de deixar anotado o número de protocolo que a administradora te passa. Embora seja uma atividade chata, garante que você não perca o atendimento;
  • Pedir um comprovante por e-mail, mostrando o bloqueio ou cancelamento do cartão;

Além disso, será necessário realizar um boletim de ocorrência em casos de roubo ou furto, inclusive, este último você pode realizar de forma online. Desse modo, você terá a comprovação em mãos do BO e do pedido para a administradora.

Outra medida valiosa é fazer o envio das cópias documentos da ocorrência, para o banco em questão, mas também você pode enviar para os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC para que saibam do ocorrido.

Com todas essas medidas, as próximas etapas ficam sob responsabilidade da administradora que investigará o incidente, comprovando a utilização indevida do cartão por conta do golpe ou roubo, além de estornar o valor perdido.

5 práticas para proteger o cartão de crédito ou débito

Finalmente, deixaremos aqui algumas práticas que ajudam a reduzir os riscos de problemas com o cartão de crédito ou débito para você se proteger no cotidiano:

  • Após o recebimento do seu cartão, grave a senha informada e descarte o papel;
  • Jamais coloque a senha anotada junto ao cartão; 
  • Nunca forneça seu cartão para terceiros, nem ao menos para pessoas do banco. Quando houver alguma dúvida, solicite auxílio dos funcionários, mas não entregue o seu cartão; 
  • Ao utilizar os caixas eletrônicos, atente-se para pessoas que se aproximam enquanto você realiza a operação. Posicione-se de forma estratégica para que outras pessoas não identificam os números digitados; 
  • Em situações em que a máquina eletrônica segura o seu cartão, utilize o telefone dentro do estabelecimento para contatar a instituição financeira, descarte a ajuda de desconhecidos. 

Agora que você conhece as medidas necessárias em caso de roubo ou furto de seu cartão de crédito ou débito, ficou bem mais fácil se livrar de contratempos no cotidiano, não é mesmo?

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